Trabalhos 2020-21
Árvores da Minha Escola
Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)
h4"> Modalidade: A - Inventário/BI das Árvores da escola
Planta distribuição das árvores:
Fichas das espécies:
Documento com todas as fichas da escola:
Memória descritiva:
O desafio “Árvores da Minha Escola” foi desenvolvido no âmbito do Clube Ciência Viva da Escola, com os alunos do 8.º ano que estão inscritos no mesmo (10 alunos). Apesar de este clube já existir na escola há alguns anos, este ano letivo, apenas começou a funcionar no segundo período a partir do dia 21 de janeiro, tendo nessa altura tido apena uma sessão em Ensino Presencial, na qual foi realizada um reconhecimento do recinto exterior da escola e análise da planta da mesma.
A partir do dia 8 de fevereiro iniciou-se o Ensino à Distância e as atividades realizadas tiveram uma caráter mais prático fazendo uso apenas de materiais caseiros, destaca-se entre as várias atividades realizadas a cromatografia com a identificação dos pigmentos existentes nas folhas e a construção de um microscópio de gota de água.
Já no 3.º período e de novo em Ensino Presencial, retomou-se a atividade principal – identificar e quantificar algumas das espécies arbóreas existentes na escola. Começamos inicialmente por fazer o registo e quantificação da quase totalidade de espécies arbóreas existentes no recinto escolar, identificando-as na planta da escola e realizando também o seu registo fotográfico. Chegámos à conclusão que na nossa escola a maioria das árvores existentes são de árvores de fruto ou decorativas, existindo poucas árvores de floresta nativas de Portugal. De entre as árvores identificadas destacam-se as seguintes árvores nativas: a oliveira, o carvalho, o pinheiro manso e o azevinho.
Na Biblioteca e fazendo uso do computador e através da plataforma Google Drive, os alunos organizaram a informação recolhida previamente, selecionaram as árvores sobre as quais queriam trabalhar, pesquisaram e puseram mãos à obra na construção da Ficha Identificativa de cada árvore selecionada. O trabalho produzido foi divulgado no Padlet do Clube e do Eco-Escolas da Escola.