Trabalhos 2019-20
Árvores da minha Escola
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal)
h4"> Modalidade: A - Inventário/BI das Árvores da escola
Planta distribuição das árvores:
Fichas das espécies:
Documento com todas as fichas da escola:
Memória descritiva:
O campus de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi construído numa zona de montado, um ecossistema humanizado, resultante da transformação da floresta mediterrânica, caracterizado, de um modo geral, por uma mancha pouco densa de sobreiros e/ou azinheiras associado à pastorícia e por vezes à agricultura (principalmente cultivo de cereais).
Podemos assim encontrar no nosso campus árvores e arbustos característicos da floresta mediterrânica. Estas espécies autóctones, e o ecossistema de que fazem parte, fornecem importantes serviços, tais como regulação do ciclo da água, fixação de carbono, elevada biodiversidade e também suporte da identidade local.
Para além das espécies autóctones, também existem algumas espécies introduzidas ou exóticas e, atualmente, nos limites do campus podemos observar a acácia mimosa, uma espécie infestante em Portugal.
Todavia, a existência desta importante área verde no espaço exterior do IPS não está sempre associada ao conhecimento e ao interesse de quem aqui estuda e trabalha. Para além disso, o conhecimento sobre a flora existente no campus é parcelar, não havendo um levantamento e caracterização exaustiva das espécies de árvores e arbustos que aqui se podem encontrar.Tornou-se assim pertinente conhecer a flora do campus do IPS, aumentar a consciência sobre a importância da floresta e divulgar a informação recolhida.
Este trabalho foi realizado com as estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da unidade curricular de “Ciências da Terra e da Vida”.
Mais concretamente pretendeu-se:
- Identificar e caracterizar as espécies (arbóreas e arbustivas).
- Reconhecer a importância da floresta no equilíbrio dos ecossistemas (incluindo o combate às alterações climáticas) e na identidade das comunidades.
- Construir uma base de dados e um levantamento georreferenciado de algumas árvores e arbustos.
- Perspetivar o planeamento e organização da disponibilização da informação recolhida (placas de identificação com leitura QRcode; site do IPS/Escolas).
Os documentos aqui disponibilizados representam, assim, parte do trabalho desenvolvido que contou com a participação de estudantes do 3º ano da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, na unidade curricular “Projeto de Base de Dados”.
O ponto de partida para o estudo das árvores e arbustos foram as ideias das estudantes (“O que gostaria de saber sobre as árvores e os arbustos do campus do IPS?”) complementadas com a recolha de opiniões de outros membros da comunidade IPS (“O que é que as pessoas que trabalham e estudam no IPS gostariam de saber?”). Da partilha e confronto das propostas dos vários grupos de estudantes construiu-se em conjunto um guião para recolha de informação.
As espécies estudadas foram caracterizadas através de saídas de campo ao espaço exterior, atividades laboratoriais e pesquisa de informação.