Trabalhos 2018-19
Árvores da minha Escola
Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos (Vila Nova de Poiares)
Planta distribuição das árvores:
Fichas das espécies:
Documento com todas as fichas da escola:
Memória descritiva:
Temos consciência que o Projeto Floresta Pedagógica vai além do objetivos da Brigada da Floresta. No entanto, pareceu-nos ser este "espaço" válido para apresentação de um projeto do agrupamento que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos três anos de escolaridade e tanto diz ao Programa Eco-escolas.
"No Projeto Floresta Pedagógica de Poiares (2016-2019) começámos por criar uma Floresta dentro da Escola EB23/S Dr Daniel de Matos, sede do agrupamento de Vila Nova de Poiares.
Na sua composição, pretendeu-se espelhar a variedade da flora autóctone portuguesa, numa "caminhada" de 1.500 metros, percorrendo a floresta atlântica de norte a sul, gerando bosquetes exemplificativos das diferentes sub-regiões. Ao longo do percurso, foi criada uma linha de água artificial, com bacias de retenção pontuais (pequenos lagos), para máxima infiltração da pluviosidade, bem como dinâmicas de implantação entre espécies mais ripícolas.
As árvores foram doadas pelo ICNF (Instituto de Conservação para a Natureza e Floresta) após
candidatura em Concurso Nacional, Escola Superior Agrária de Coimbra, Lousitânea e particulares (Samuel Vieira, Enc. Ed., professores e funcionários).
Este projeto pretende ser uma mais valia cultural e pedagógica para a comunidade escolar e também para o Concelho, convidando todos a participarem em atividades de caráter pedagógico nos espaços reabilitados, nomeadamente a lecionação de aulas, atividades de caráter lúdico, tais como jogos,
caminhadas e corta-mato entre outras.
Neste sentido, a floresta está a ser ser utilizada pelos professores como estratégia de ensino ao ar livre nas disciplinas Educação Física, Ciências da Natureza, Educação Visual, Matemática e Educação Tecnológica entre outras. Também os clubes (Eco-escolas, Ciência Viva e Desporto Escolar) apropriaram-se dos espaços para atividades".