As árvores da minha escola
Com esta atividade pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta. Existem duas modalidades para participar nesta atividade:
Modalidade A – Inventário/BI das Árvores da escola (identificação de todas as espécies arbóreas dentro do recinto escolar); escolas que participam na atividade pela primeira vez.
Modalidade B- Inventário/BI de 4 novas Árvores da escola que ainda não tenham sido identificadas; escolas que já participaram na Modalidade A, nos anos anteriores.
Destinatários
Todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2020-2021 de qualquer grau de ensino, podem participar nesta atividade.
Modalidade A – Inventário/BI das Árvores da Escola
Após o inventário das árvores (e arbustos), existentes na escola ser enviado para a ABAE, as primeiras 100 escolas (até 21 de março) receberão placas de identificação Brigada da Floresta | Eco-Escolas, preferencialmente de espécies nativas, para serem afixadas junto da respetiva árvore. As placas são impressas em PLA numa impressora 3D na ABAE.
Do inventário deverá constar:
- um mapa/ planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados e ainda outros equipamentos existentes na escola relevantes. Ex: campos de jogos, bebedouros, horta, etc
O levantamento fotográfico de todas as árvores identificadas:
- 2 fotos: árvore (geral- silhueta) e folha/detalhe
- a identificação de cada árvore/ arbusto fotografado com:
- o nome vulgar e científico da espécie
- a data em que foi plantada (se for possível esta informação)
- a origem (nativa ou exótica)
- a distribuição (geográfica)
- uma curiosidade (utilidade…)
Apresentação do Trabalho
- Enviar o mapa/planta da escola com a distribuição das principais espécies identificadas no espaço exterior da escola, em formato de imagem
- Enviar uma ficha por cada árvore, organizando a informação relativa a cada espécie no ficheiro .ppt que pode descarregar AQUI
Para a apresentação final do inventário, siga os seguintes passos:
- criar um slide por cada espécie;
- montar em cada slide as 2 imagens (silhueta e folha) e as restantes informações solicitadas;
- após estar concluído o .ppt, gravar novamente utilizando a opção gravar como imagem para todos os slides (o programa cria uma pasta com uma imagem de cada slide);
- carregar na plataforma para cada espécie, a imagem do slide.
- transformar o anterior ficheiro .ppt em .pdf e carregar igualmente o .pdf na plataforma.
- breve memória descritiva: quem e como foi realizado o trabalho/ outras observações.
Nota 1: caso não existam árvores na escola, poderão realizar a inventariação de arbustos, ou apenas a planta.
Nota 2: o envio de placas identificativas para a escola, será relativo a 4 espécies arbóreas e contemplará as primeiras 100 escolas a submeter o inventário.
Prémios:
Serão atribuídas 4 placas identificativas de espécies nativas a enviar às 100 primeiras escolas que completem a atividade até 30 de maio de 2020 (prémio de participação).
Modalidade B – Inventário/BI de 4 novas Árvores
(escolas que já participaram na Modalidade A, nos anos anteriores.)
Esta atividade é dirigida a todas as escolas que já realizaram o Inventário/BI das Árvores no ano anterior. Consiste no registo fotográfico de 4 novas espécies ainda não identificadas na escola, mais o registo fotográfico das Placas de Identificação enviadas anteriormente, devidamente afixadas junto das espécies.
Apresentação do trabalho
Colocar na plataforma Eco-Escolas:
- fotografia de cada espécie com a seguinte informação (identificação de cada árvore; nome vulgar e científico da espécie; data em que foi plantada; origem (nativa ou exótica); distribuição (geográfica); uma curiosidade (utilidade…).
- fotografia com as Placas de Identificação (enviadas) devidamente afixadas junto das espécies.
Máximo 4 espécies que sejam preferencialmente, espécies nativas. Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.
Prémios:
Atribuição de 4 placas identificativas das espécies nativas identificadas.