As árvores da minha escola

Com esta atividade pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta. Existem duas modalidades para participar nesta atividade:

Modalidade A – Inventário/BI das Árvores da escola (identificação de todas as espécies arbóreas dentro do recinto escolar); escolas que participam na atividade pela primeira vez.

Modalidade B- Inventário/BI de 4 novas Árvores da escola que ainda não tenham sido identificadas; escolas que já participaram na Modalidade A, nos anos anteriores.

Destinatários

Todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2020-2021 de qualquer grau de ensino, podem participar nesta atividade.

Modalidade A – Inventário/BI das Árvores da Escola

Após o inventário das árvores (e arbustos), existentes na escola ser enviado para a ABAE, as primeiras 100 escolas (até 21 de março) receberão placas de identificação Brigada da Floresta | Eco-Escolas, preferencialmente de espécies nativas, para serem afixadas junto da respetiva árvore. As placas são impressas em PLA numa impressora 3D na ABAE.

Do inventário deverá constar:

  • um mapa/ planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados e ainda outros equipamentos existentes na escola relevantes. Ex: campos de jogos, bebedouros, horta, etc

O levantamento fotográfico de todas as árvores identificadas:

  • 2 fotos: árvore (geral- silhueta) e folha/detalhe
  • a identificação de cada árvore/ arbusto fotografado com:
  • o nome vulgar e científico da espécie
  • a data em que foi plantada (se for possível esta informação)
  • a origem (nativa ou exótica)
  • a distribuição (geográfica)
  • uma curiosidade (utilidade…)

Apresentação do Trabalho

  1. Enviar o mapa/planta da escola com a distribuição das principais espécies identificadas no espaço exterior da escola, em formato de imagem
  2. Enviar uma ficha por cada árvore, organizando a informação relativa a cada espécie no ficheiro .ppt que pode descarregar AQUI

Para a apresentação final do inventário, siga os seguintes passos:

  1. criar um slide por cada espécie;
  2. montar em cada slide as 2 imagens (silhueta e folha) e as restantes informações solicitadas;
  3. após estar concluído o .ppt, gravar novamente utilizando a opção gravar como imagem para todos os slides (o programa cria uma pasta com uma imagem de cada slide);
  4. carregar na plataforma para cada espécie, a imagem do slide.
  5. transformar o anterior ficheiro .ppt em .pdf e carregar igualmente o .pdf na plataforma.
  6. breve memória descritiva: quem e como foi realizado o trabalho/ outras observações.

Nota 1: caso não existam árvores na escola, poderão realizar a inventariação de arbustos, ou apenas a planta.
Nota 2: o envio de placas identificativas para a escola, será relativo a 4 espécies arbóreas e contemplará as primeiras 100 escolas a submeter o inventário.

Prémios:

Serão atribuídas 4 placas identificativas de espécies nativas a enviar às 100 primeiras escolas que completem a atividade até 30 de maio de 2020 (prémio de participação).

Modalidade B – Inventário/BI de 4 novas Árvores
(escolas que já participaram na Modalidade A, nos anos anteriores.)

Esta atividade é dirigida a todas as escolas que já realizaram o Inventário/BI das Árvores no ano anterior. Consiste no registo fotográfico de 4 novas espécies ainda não identificadas na escola, mais o registo fotográfico das Placas de Identificação enviadas anteriormente, devidamente afixadas junto das espécies.

Apresentação do trabalho

Colocar na plataforma Eco-Escolas:

  1. fotografia de cada espécie com a seguinte informação (identificação de cada árvore; nome vulgar e científico da espécie; data em que foi plantada; origem (nativa ou exótica); distribuição (geográfica); uma curiosidade (utilidade…).
  2. fotografia com as Placas de Identificação (enviadas) devidamente afixadas junto das espécies.

 

Máximo 4 espécies que sejam preferencialmente, espécies nativas. Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.

 

Prémios:

Atribuição de 4 placas identificativas das espécies nativas identificadas.