
As árvores da minha escola 2018-19
Com esta atividade pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta.
Após o inventário das árvores (e arbustos), existentes na escola ser enviado para a ABAE, as primeiras 100 escolas (até 21 de março) receberão placas de identificação Brigada da Floresta | Eco-Escolas, preferencialmente de espécies nativas, para serem afixadas junto da respetiva árvore.
As placas são impressas em PLA numa impressora 3D na ABAE [ ver AQUI ]
Do inventário deverá constar:
– um mapa/ planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados e ainda outros equipamentos existentes na escola relevantes. Ex: campos de jogos, bebedouros, horta, etc
– O levantamento fotográfico de todas as árvores identificadas:
– 2 fotos: árvore (geral- silhueta) e folha/detalhe
– A identificação de cada árvore/ arbusto fotografado com:
– o nome vulgar e científico da espécie
– a data em que foi plantada (se for possível esta informação)
– a origem (nativa ou exótica)
– a distribuição (geográfica)
– uma curiosidade (utilidade…)
Apresentação do trabalho
A- Enviar o mapa/planta da escola com a distribuição das principais espécies inventariadas no espaço exterior da escola, em formato de imagem (.jpeg)

Exemplo de uma ficha preenchida
B- Enviar uma ficha por cada árvore, organizando a informação relativa a cada espécie no ficheiro .ppt que pode descarregar aqui.
Para a apresentação final do inventário, siga os seguintes passos:
1- criar um slide por cada espécie
2- montar em cada slide as 2 imagens (silhueta e folha) e as restantes informações solicitadas
3- após estar concluído o .ppt, gravar novamente utilizando a opção gravar como imagem para todos os slides (o programa cria uma pasta com uma imagem de cada slide)
4- carregar na plataforma para cada espécie, a imagem do slide.
C- transformar o anterior ficheiro .ppt em .pdf e carregar igualmente o .pdf na plataforma.
D- Breve memória descritiva: quem e como foi realizado o trabalho/ outras observações.
Nota1: caso não existam árvores na escola poderão realizar a inventariação de arbustos, ou apenas a planta.
Nota2: o envio de placas identificativas para a escola será relativo a 4 espécies arbóreas / escola e contemplará as primeiras 100 escolas a submeter o inventário.
Sugestão: sugere-se a possibilidade de conjugarem esta atividade com os eco-trilhos, realizando um pequeno trilho com as árvores da escola.
Prémios:
4 placas identificativas de espécies nativas a enviar as 100 primeiras escolas que completem a atividade até 21 de março de 2019. (prémio de participação).







