Câmara e Eco-Escolas do Concelho de Águeda mobilizaram-se pela Floresta.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Árvore, foram dinamizadas algumas atividades nas Eco-Escolas do Concelho com o propósito de alertar a comunidade escolar para a importância da preservação da natureza e contribuir para a criação de uma consciência de responsabilidade cívica.
A Escola Secundária Marques de Castilho assinalou a data com a campanha “Respeitar a Floresta é prolongar as nossas vidas”, dinamizando atividades tais como a plantação de um sobreiro na escola, sementeira de espécies florestais e autóctones e, por último, uma palestra sob o tema “A problemática dos incêndios florestais” que contou com a participação do ICNF, Bombeiros, Câmara Municipal de Águeda, Núcleo de Proteção Ambiental da GNR, Viveirista e Professores.
Já na Escola Secundária Adolfo Portela, depois de uma palestra dinamizada por António Mascarenhas, da Proteção Civil, realizou-se a plantação de dois amieiros e dois medronheiros, no espaço verde da escola e ofereceram-se árvores a toda a comunidade escolar.
Por sua vez, a Escola Básica de Macinhata do Vouga, optou por plantações diversas e pela criação de espaços decorativos com flores, como forma de assinalar a data, tendo proporcionado aos alunos um dia repleto de experiências.
A Escola Básica de Valongo do Vouga comemorou a data com a plantação de duas espécies autóctones e com uma palestra dinamizada pelo Núcleo de Proteção Ambiental da GNR.
Por último, na Escola Básica Fernando Caldeira, as crianças assinalaram a importância do Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Árvore com a colocação de ninhos nas árvores.
Numa nota de agradecimento a todas as entidades envolvidas nestas ações, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, refere que a proteção e a sustentabilidade da Floresta “depende da atitude proativa de cada um de nós e nesse sentido, é essencial cultivar e fomentar uma atitude cívica de respeito pelo meio ambiente, através do envolvimento dos alunos, professores, agentes e comunidades locais em iniciativas desta natureza”.
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