A Câmara Municipal de Albufeira voltou a assinalar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, que se celebra anualmente no dia 21 de março, com um programa recheado de atividades lúdicas e pedagógicas que reuniu centenas de crianças, professores, educadores, animadores, auxiliares de educação e utentes de diversas associações do concelho no maior parque urbano da cidade.
Uma “Rota pela Floresta” no Parque da Alfarrobeira foi o mote lançado pela Câmara Municipal de Albufeira para assinalar as comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore.
A iniciativa, que tem por objetivo global sensibilizar a população para a importância da preservação dos espaços verdes, quer pelo que significam a nível do equilíbrio ambiental quer dos impactos causados na qualidade de vida dos cidadãos, pretendeu, a nível local, divulgar as zonas verdes existentes no concelho, nomeadamente o Parque da Alfarrobeira, bem como dar a conhecer os diferentes aspetos relacionados com a preservação e conservação da Floresta, desde as entidades envolvidas à valorização dos diferentes produtos e ecossistemas.
As comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, no Parque da Alfarrobeira, fazem parte do desafio “Rota pela Floresta”, lançado pelo programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, ao qual o Município de Albufeira se associou. O programa, que pretende constituir-se como uma ação catalisadora de sinergias entre escolas e autarquias, tem por objetivo principal agir pela proteção dos ecossistemas existentes em cada município, com particular enfoque na floresta. Do desafio fazem parte uma pá, uma bandeira Eco-Escolas e um pergaminho de compromissos, que deverão ser propostos pelas escolas participantes e pelos responsáveis autárquicos. Durante a atividade estes três elementos estiveram presentes, tendo todos participantes assinado a bandeira e o pergaminho.
A iniciativa, que decorreu durante toda a manhã no maior parque urbano da cidade, contou com a participação de cerca de três centenas de crianças e utentes de várias associações de cariz social do concelho, nomeadamente dos Jardins de Infância dos Caliços, Vale Pedras, Vale Parra, Os Piratas, Centro Infantil Quinta dos Pardais, Escola EB 1 de Brejos e os Lares da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira: S. Vicente, Casa da Paz e Roseiral.
“Crókorócódilo” – um teatro de marionetas apresentado pela Zóia – Ações Ambientais Lda., um piquenique ao ar livre, construção de puzzles, pintura de desenhos e a plantação de uma oliveira no Parque da Alfarrobeira foram algumas das atividades realizadas com o propósito de passar a mensagem de que é importante promover a sustentabilidade ambiental.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, que se fez acompanhar dos vereadores Rogério Neto e Cláudia Guedelha, agradeceu a professores, educadores, animadores e auxiliares de educação pela sua presença e trabalho diário de sensibilização dos mais pequeninos para as questões ambientais, bem como ao Centro Educativo do Cerro do Ouro, que aproveitou a oportunidade para mostrar alguns trabalhos de empreita em palma e esparto (plantas endógenas da região) e várias ervas aromáticas e medicinais cultivadas pelos utentes, e ainda a todas as entidades que colaboraram com a organização do evento (GNR, Bombeiros, Quercus, Ecoambiente e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira).
À semelhança de edições anteriores, o momento foi aproveitado para efetuar uma demonstração de meios e equipamentos utilizados no combate a incêndios e no âmbito do corte e limpeza dos espaços verdes, nomeadamente pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, Serviço Municipal de Proteção Civil e Divisão do Ambiente da Câmara Municipal.
José Carlos Rolo destacou a beleza do Parque da Alfarrobeira, chamando a atenção de todos os participantes para a necessidade de se adotarem atitudes e comportamentos responsáveis no que respeita à preservação do meio ambiente.
No final do programa ficou o convite para visitar o Parque. Constituído por diversas espécies da flora local, com predominância para a palmeira anã, oliveira, amendoeira, alfarrobeira, rosmaninho, alecrim, alfazema, cipreste e loendro, o Parque Urbano da Alfarrobeira ocupa uma área com cerca de 25.000 m2, numa zona central da cidade, e nas imediações dos principais equipamentos desportivos do concelho: Estádio Municipal e Pista de Atletismo, Pavilhão e Piscinas Municipais, Campos de Treino em piso sintético e o Parque de Skate. É um excelente espaço de recreio e lazer, possuindo a maior infraestrutura de jogo e recreio infantil do concelho, equipamentos de fitness ao ar livre, circuito ciclável de boa acessibilidade e rede de caminhos pedonais que servem as diferentes zonas.
Comentários