Trabalhos 2020-21
A Minha Árvore Nativa
Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)
Ilustração da Espécie:
Nome Científico da Espécie:
Olea europaea
Nome Comum da Espécie:
Oliveira
Memória Descritiva:
O desafio foi colocado aos Alunos do Clube do Ambiente, que consideraram ser aliciante. Alguns destes alunos divulgaram-no na sua turma, o qual foi bem aceite e decidiram participar. A turma tem 20 alunos e numa das aulas de Matemática decidiram trabalhar este assunto. Discutiram o tema das árvores nativas em Portugal, selecionaram algumas delas, tais como o sobreiro, a azinheira, o loureiro, o medronheiro e a oliveira, são árvores existentes na nossa escola. Por fim, votaram na que mais gostariam de representar. Um dos alunos referiu que os seus avós tinha uma oliveira muito antiga junto à sua casa, todos os anos colhiam a azeitona que era excelente azeitona de mesa, mas tinham outras que colhiam para fazer azeite. Foi assim que decidiram optar pela Oliveira, com 75% dos alunos a favor. Posteriormente os trabalhos apareceram, houve várias ilustrações da Oliveira. Procedeu-se à votação da melhor ilustração. A votação recaiu sobre o desenho de uma aluna com necessidades educativas especiais, que adora desenhar. Como coordenadora concordei e aprovei a escolha feita pelos alunos.
Observações:
A nossa escola tinha uma oliveira grande que dava azeitonas. Há dois anos, aquando da limpeza das árvores alguém cortou a oliveira, sem que ninguém desse autorização. Nesse mesmo ano, em setembro quando as aulas começaram, reparamos que já não havia mais aquela oliveira, era única na escola. Em novembro, na semana da Floresta Autóctone, plantamos seis oliveiras no espaço escolar. Duas delas não sobreviveram à seca do ano seguinte, resta-nos agora as outras quatro que esperamos colher em breve as suas azeitonas. Julgo ter sido boa opção a escolha da Oliveira, pois é uma árvore muito conhecida e bastante valorizada. Os seus frutos são muito apreciados e o azeite obtido é de excelente qualidade em Portugal, além de que se trata da melhor gordura vegetal.
Curiosidade: a mitologia grega fala que o nome da cidade de Atenas vem da Deusa com o mesmo nome(protetora da cidade) ter dado ao povo um pé de oliveira, com os frutos do qual poderiam se alimentar, aquecer e usar de outras tantas formas.