Trabalhos 2020-21
A Minha Árvore Nativa
Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)
Ilustração da Espécie:
Nome Científico da Espécie:
QUERCUS PYRENAICA WILLD
Nome Comum da Espécie:
Carvalho-Negral
Memória Descritiva:
A meio caminho entre os carvalhos de folha perene e os carvalhos de folha caduca, o Carvalho-negral é uma espécie arbórea ecologicamente muito interessante e susceptível de originar múltiplas utilizações.
É uma árvore que raras vezes ultrapassa os 20 metros de altura, de folha caduca. A copa é irregular arredondada, mais ou menos alongada. O tronco é direito ou irregular com inúmeros pequenas contracções, com a casca parda a acinzentada, delgado ou pouco espesso. As folhas inicialmente estão cobertas de uma pubescência que lhes dá um tom acinzentado, mas posteriormente perdem a pubescência e ficam verde acinzentadas.
O bosque originado pelo Carvalho-negral é muito sombrio o que favorece a regeneração a partir da raiz, mas que diminui a variabilidade botânica.
Observações:
O Carvalho-negral é considerado como um segundo pasto nalgumas zonas de Portugal, onde existe na bordadura ou em pequenos tufos no meio de pastagens uma vez que, quando as ervas começam a escassear, o homem corta algumas pernadas ou lançamentos da toiça ou da copa para dar alimento aos animais.