Trabalhos 2020-21
A Minha Árvore Nativa
Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)
Ilustração da Espécie:
Nome Científico da Espécie:
Dracaena draco
Nome Comum da Espécie:
Dragoeiro
Memória Descritiva:
O trabalho foi proposto aos alunos, da turma TAG3, de Educação e Formação para Adultos, no âmbito do tema "Mobilidade e Urbanismo", com o subtema "Ruralidade".
A árvore escolhida foi um dragoeiro centenário localizado no Núcleo dos Dragoeiros da Neves do Funchal. Os alunos fizeram os registo fotográfico durante a visita de estudo que efetuaram ao local.
Segundo a página oficial do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, "O Dragoeiro Dracaena draco (L.) L., é uma planta de crescimento lento, perenifólia, podendo atingir 15 a 20 metros de altura, com a copa em forma de umbela. As folhas são glabras, estreitas e longas, de cor verde acinzentada. As flores, brancas, agrupadas em grandes inflorescências surgem entre Agosto e Outubro. As suas bagas são carnudas, vistosas, de cor amarelo alaranjada.
Como curiosidade, a seiva do dragoeiro foi muito usada na tinturaria e para fins medicinais, tendo a planta, na atualidade, uma utilização ornamental largamente difundida em parques e jardins. Esta utilização foi o motivo principal para sua quase extinção.
Observações:
A sua área de ocorrência natural é a Macaronésia, à exceção do arquipélago dos Açores. Outrora abundante no Porto Santo, encontra-se hoje extinto, sendo raríssimo na Ilha da Madeira.