Trabalhos 2020-21

A Minha Árvore Nativa

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Ilustração da Espécie:

Nome Científico da Espécie:
Apollonias barbujana (Cav.) Bornm

Nome Comum da Espécie:
Barbuzano

Memória Descritiva:
Realizamos uma ilustração da espécie nativa da Macaronésia, o Barbusano (Apollonias barbujana), devido às suas características peculiares das suas folhas em forma de verrugas, resultantes da picada de um ácaro específico (Eriophyes barbujana Carmona), estas protuberâncias semelhantes a verrugas são uma reação das folhas à picada do inseto. Destaca-se ainda o facto desta planta ser uma das quatro da família das lauráceas que deram o nome à floresta nativa das ilhas Macaronésicas, a Laurissilva, sendo esta laurácea característica da Laurissilva mediterrânica do Barbusano/barbuzano.
Junto a este facto, salientamos que em tempos idos, a madeira desta Laurácea, que embora sendo muito difícil de trabalhar, foi usada para a construção naval devido à sua consistência, ou seja, à sua densidade e também no fabrico de utensílios agrícolas e fusos de lagar. Recorde-se que na atualidade, na costa sul, já quase não existem árvores de grande porte, estando reduzida a pequenos núcleos em escarpas de difícil acesso. A sua redução não se deve unicamente a exploração da sua madeira, mas sobretudo à ocupação humana, nos terrenos mais soalheiros e férteis da costa sul.
No desenho, desta espécie endémica da Madeira e das Canárias representamos o perfil da copa desta árvore assim como o pormenor das protuberâncias das suas folhas e dos seus frutos, em forma de azeitona, mas mais alongados, tendo como referência um dos barbusanos que se encontra no Jardim de Plantas Indígenas da escola Jaime Moniz. O material utilizado foi uma folha A4 e um lápis de carvão.