Trabalhos 2019-20

Handsprint pela Floresta

Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)

Projeto/Ação/Atividade:  Viveiro Florestal

Objetivos associados à criação do viveiro:
Preservar as espécies autóctones;
Aumentar o número de espécies;
Proporcionar a aprendizagem do ciclo evolutivo das espécies

Como foi criado:
Fizemos uma coleta de sementes numa floresta próxima (nogueira, castanheiro, carvalho).
Nessa mesma floresta, onde desenvolvemos atividades semanais, verificamos que havia bastantes plantas a nascer em sítios de passagem e que iriam ser destruídas (pisadas). As crianças lembraram-se de as arrancar e plantá-las em vasos para poderem crescer.

Como é cuidado e monitorizado:
Todos os dias há quatro crianças que monitorizam a terra dos vasos, se precisarem de água regam e de 3 em 3 semanas medem com régua o tamanho das plantas para verificar o crescimento.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Todos, rotativamente, regam e cuidam das plantas.

Quantos alunos estão envolvidos?
41

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Sim. Integra-se na área das ciências experimentais, proporcionando aprendizagens sobre a evolução das plantas, na área da matemática reforçando o número, tamanho, quantidade, forma e medição, na área da linguagem e literacia evidenciando o vocabulário inerente às plantas, construção de histórias e construção frásica, e na área das expressões realizando produções plásticas inspiradas nas plantas e na floresta.

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
Através das comunicações orais a todos os elementos das turmas e de publicações nas redes sociais do jardim-de-infância.

Fotografias:

Semente de carvalho.
Semente de carvalho.
Semente de castanheiro.
Semente de castanheiro.
Transplantação de árvore.
Transplantação de árvore.
Transplantação de árvore.
Transplantação de árvore.
Árvores transplantadas.
Árvores transplantadas.
Rega das plantas.
Rega das plantas.