Trabalhos 2019-20
Handsprint pela Floresta
Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)
h4"> Projeto/Ação/Atividade: Viveiro Florestal
Objetivos associados à criação do viveiro:
O objetivo principal é fazer a germinação de espécies autóctones para plantar no recinto escolar, que tem poucas árvores e nenhuma destas espécies. Depois tem a ver com o conhecimento que é adquirido por todos, quer relativamente aos processos de germinação destas plantas, quer à importância das mesmas para a vida das pessoas e economia do país, quer para o meio ambiente. Acabou por acolher também o objetivo de reflorestação de áreas de floresta queimada, a quando da atividade Rota pela Floresta, organizada pela Câmara Municipal de Mafra.
Como foi criado:
Partiu da oferta de alguns pinhões por parte do AE de Venda do Pinheiro, que despertou nas docentes e crianças a vontade de criar um viveiro que contribuísse para o enriquecimento do recinto escolar. As famílias acabaram também por aderir e muitas crianças fizeram o processo de germinação em casa e trouxeram a planta para escola, outros trouxeram sementes e/ ou plantas destas espécies que encontraram em passeios pelo campo com as famílias.
Como é cuidado e monitorizado:
O cuidado é feito de modo organizado, tal como nas hortas, pelas salas/ turmas que se dedicam a esta atividade com a participação de todos os alunos, que com ajuda doas docentes ou até de pais que se deslocam à escola, cuidam das plantinhas com maior cuidado.
Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
O envolvimento dos alunos é enorme dado que todo o processo passa por eles e é feito em função do reforço das suas competências e aprendizagens. Iniciam o processo com a germinação das sementes, que na maioria das vezes acontece em sala de aula, cuidam da plantinha que se vai desenvolvendo, já na rua, quando está mais forte e, por último plantam a pequena árvore no seu local.
Quantos alunos estão envolvidos?
40
O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Sim. Quando são trabalhados conceitos e processos, quer de germinação e cuidados das plantas, quer na sua importância para a vida de todos nós e para o próprio ambiente, estamos a trabalhar o estudo do meio e a educação para a cidadania. Quando fazem uma pesquisa sobre as espécies e fazem um trabalho, estamos a trabalhar também o português e a expressão plástica.
Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A divulgação é feita, essencialmente pelas crianças, junto das famílias ao fazerem o relato das atividades que desenvolvem na escola. No entanto, em momentos de feira/ festa na escola, a divulgação é também feita através dos trabalhos que as crianças vão produzindo ao longo do processo e que são expostos à comunidade que nos visita.
Fotografias: