Trabalhos 2019-20
Handsprint pela Floresta
Jardim de Infância de Vila Nova de Anços (Soure)
h4"> Projeto/Ação/Atividade: Viveiro Florestal
Objetivos associados à criação do viveiro:
O objetivo do projeto é fomentar e incentivar a criação de uma floresta autóctone.
Envolver a comunidade, promovendo o sentido de responsabilidade coletiva e individual na construção da literacia ambiental e sustentável.
Promover a produção de árvores autóctones para proceder ao plantio e à manutenção da floresta.
Potenciar a recuperação da floresta autóctone portuguesa.
Como foi criado:
O nosso compromisso assumido nos anos anteriores com a constituição da “Brigada da Floresta” e a adoção de um espaço de floresta na comunidade - Senhora dos Remédios, atividade do plano de ação do Programa Eco- Escolas, teve continuidade no presente ano letivo. Na continuidade da reflorestação comunitária, elaboramos novo viveiro com o intuito de, em março /abril se transplantar as árvores para a floresta. Todavia, tal não veio a acontecer, devido ao encerramento das atividades presenciais, pelo que apenas realizamos a primeira etapa, com a elaboração de um viveiro de sementes autóctones: nogueira, carvalho português, castanheiro e azinheiras.
Ainda em semente, no dia Eco-Escolas, colocamos as mesmas em terra, no total de 69.
Como é cuidado e monitorizado:
O viveiro, localizado na sala de atividades era cuidado, vistoriado, observado semanalmente pela Patrulha Eco, composta por duas crianças que semanalmente rodam a desempenhar tarefas nessa patrulha, verificando o estado e o que a se necessita de ser regado.
O registo do crescimento foi efetuado pela observação, as plantas foram transplantadas para recipientes maiores (pacotes de leite) de acordo com o crescimento.
Foram contabilizados e monitorizados da seguinte forma:
Do total das 69 semeadas, a distribuição foi a seguinte:
- semeados 9 castanheiros, brotaram 0;
- semeados 31 carvalhos- português, brotaram 21;
- semeadas 17 nogueiras, brotaram 6;
-semeadas 12 azinheiras, brotaram 7.
Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Os alunos cuidam observam , registam o crescimento, regam e transplantam quando necessário.
Quantos alunos estão envolvidos?
Todos estão envolvidos, porque todas plantam e todos rodam, dois em cada semana, para cuidar e observar.
O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Na educação pré-escolar o currículo é transversal,logo, desde a aérea do conhecimento do mundo, no domínio das ciências naturais, as crianças, pela atividade experimental de construção do viveiro abordam o processo de germinação e a evolução da semente à planta. Características das plantas do viveiro.
No domino da matemática pelas contagens sucessivas do número de sementes plantadas e brotadas.
No domínio da expressão gráfica pelos registos efectuados através do desenho.
Na linguagem oral pela constante utilizada de vocabulário especifico e narrativa em volta da observação e registo do viveiro, assim como pelo nosso hino da Brigada da Floresta.
Na expressão corporal/música pela canção mimada da "semente, sementinha" que utilizamos para dar força" ás sementes para crescerem.
Pelas pesquisas efectuadas como abordagem a escrita d palavras relacionadas.
Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
Como é só uma turma todos estão envolvidos. Os pais/famílias são envolvidos em dias especificos, este ano no dia Eco-escolas.
Fotografias: