Trabalhos 2019-20

Árvores da minha Escola

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

h4"> Modalidade:  A - Inventário/BI das Árvores da escola

Planta distribuição das árvores:

Fichas das espécies:

Documento com todas as fichas da escola:

Memória descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da oficina de Ciências Experimentais, pela professora Filipa Ferreira, com os alunos da turma C, do sexto ano, e com a colaboração da professora coordenadora do projeto Eco-Escolas da nossa escola, a professora Cláudia Oliveira.
Para a realização do trabalho dividimos a turma em três grupos e instalamos em três telemóveis a aplicação iNaturalist.
Cada um dos grupos ficou encarregue de fotografar as árvores de uma dada área da escola e de assinalar na planta da escola a sua localização.
Ao fotografar as árvores, cada grupo, preocupou-se em tirar uma fotografia à árvore e a um dos seus pormenores. Esta tarefa não foi muito fácil! A maioria das árvores da nossa escola estavam “despidas”… ou as fotografias não tinham grande qualidade, ou os pormenores estavam desfocados. Em alguns casos, os grupos conseguiram encontrar folhas secas, que fotografaram e adicionaram como pormenor à árvore a identificar.
Seguiu-se a identificação das árvores da escola. Como tínhamos poucos pormenores e o tempo também era escasso, recorremos à ajuda do iNaturalist, à internet e a alguns livros de identificação de espécies. Com o tempo que dispúnhamos e a nossa vinda forçada para casa, não conseguimos identificar as 36 árvores fotografadas. Mesmo assim não desistimos, fizemos um slide para cada uma delas, assinalando as que não fomos capazes de identificar, as que tínhamos dúvidas… e decidimos enviar o que conseguimos fazer. Quando pudermos regressar à escola vamos fotografar novamente estas árvores e tentar fazer a sua identificação.
Para a elaboração do powerpoint recorremos sobretudo aos sites: http://serralves.ubiprism.pt e https://jb.utad.pt.
A turma gostou muito de realizar este trabalho, pois, estimulou o trabalho colaborativo entre alunos e os professores participantes, promoveu uma maior responsabilização e uma participação mais ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e melhorou as dinâmicas de grupo/turma (coesão e inclusão dos alunos), maior interesse, empenho, motivação e participação ativa. O nosso respeito e olhar pelas árvores da nossa escola também mudou…
Joane, 20 de março de 2020
A turma 6C da EBBM
Prof. Filipa Ferreira