Trabalhos 2019-20

A Minha Árvore Nativa

Escola Básica da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)

Ilustração da Espécie:

Nome científico da Espécie:
Pinus pinea

Nome comum da Espécie:
Pinheiro-manso

Memória Descritiva:
No nosso jardim temos plantado muitas árvores autóctones ou de fruto ao longo dos anos, sobretudo nestes dois últimos anos letivos, mas os nossos pinheiros-mansos têm uma presença muito forte na Escola.
Estão logo à entrada da escola, são de grande porte, vêem-se da rua, permitem muitas brincadeiras à sua volta, assim como desfrutar da sua sombra. Também são as árvores onde instalamos os ninhos e os comedouros para os pássaros.
Fazem parte da identidade da Escola Básica da Gafanha da Nazaré.
Neste tempo de confinamento, em que os alunos não se podem deslocar à escola, foi enviado a cada um deles via correio eletrónico um guião de trabalho sobre o projeto "A minha árvore nativa", no qual aparecia uma foto com um grande plano dos pinheiros-mansos que estão à entrada da escola, e que se sugeria a participação voluntária dos alunos das diferentes turmas.
O desafio consistiu na ilustração de um pinheiro-manso numa folha A4 de papel tipo “cavalinho”
onde deveria estar representado o perfil da árvore (tronco e copa) e pormenores da mesma (pinhas,
pinhões, folhas em forma de agulha), com pintura com a técnica do lápis de cor.
Alguns alunos enviaram as suas ilustrações, e como é apanágio da nossa escola, decidiu-se criar uma composição visual com elementos desenhados por diferentes alunos em detrimento do envio do trabalho de apenas um aluno.
Esta é uma composição coletiva e que representa a ligação afetiva que a escola tem com esta espécie, e em simultâneo, homenageia as diversas utilidades desta árvore (madeira para uso de carpintaria, construção naval, pavimentos, etc.; caruma e pinhas como combustível para as lareiras; pinhões usados na alimentação).