Trabalhos 2019-20
A Minha Árvore Nativa
Escola EB1 da Borralha (Águeda)
Ilustração da Espécie:
Nome científico da Espécie:
Quercus rober e Arbutus unedo
Nome comum da Espécie:
carvalho-alvarinho e medronheiro
Memória Descritiva:
No dia 19 de outubro de 2019, alguns alunos da turma do 1.º ano participaram no «Projeto Cabeço Santo», em Belazaima do Chão, projeto esse delineado por um cidadão de Águeda.
“In loco”, os alunos observaram uma floresta autóctone e recolheram algumas sementes: bolotas de carvalho-alvarinho. Um dos alunos trouxe para a escola várias dessas bolotas a fim de as mostrar aos colegas. Em conversa na turma, decidimos semeá-las para que germinassem e posteriormente as pequenas árvores fossem plantadas na parte de trás da escola. Assim, durante os quatro anos que estes alunos ficarão na escola poderiam cuidar delas e observar o seu desenvolvimento.
No Dia da Árvore pretendia-se mudar cada planta para um "vaso" individual e no início do próximo ano letivo seriam colocadas na terra.
Para comemorar o Dia da Floresta Autóctone de 2019, na Escola/JI da Borralha realizou-se a plantação de um medronheiro, espécie oferecida pela Câmara Municipal de Águeda.
Os alunos observaram as várias partes da planta e tomaram conhecimento de algumas das suas características e curiosidades com ela relacionadas.
Também ajudaram na abertura do buraco, na colocação do medronheiro na cova, na reposição da terra e na rega.
Num ano normal teriam oportunidade de cuidar dela, observar o seu crescimento, a floração e os frutos que dará. Esperemos que o possam fazer no próximo ano letivo.
Observações:
Estas atividades não são as pretendidas, mas realizaram-se na escola enquanto lá estivemos.
Não foram concluídas, porque as atividades letivas presenciais foram interrompidas. Serão continuadas e desenvolvidas no próximo ano letivo.