Trabalhos 2019-20

A Minha Árvore Nativa

Escola Básica de Ventosa (Torres Vedras)

Ilustração da Espécie:

Nome científico da Espécie:
Pinus Pinea

Nome comum da Espécie:
Pinheiro manso

Memória Descritiva:
Memória descritiva
“A Minha Árvore Nativa”
EB Ventosa
2019/2020
Este ano, a propósito do tema “A Floresta” que foi trabalhado pelas turmas do 2º ano e 3º ano da EB Ventosa, decidimos participar no projeto “A minha árvore Nativa”, lançado pela ABAE.
Definimos inicialmente, no nosso plano de ação, uma série de atividades a desenvolver com os alunos, umas em sala de aula outras no exterior,a propósito deste tema como é o caso da “Visita à Tapada de Mafra”; “Plantação de árvores no recreio da escola”; “Elaboração de trabalhos plásticos usando resíduos de árvores”; “Trabalho de pesquisa sobre árvores autóctones. No entanto, devido ao encerramento da escola, só algumas dessas atividades foram concretizadas e outras acabaram por ser adaptadas.
Tendo em conta que atualmente nos encontramos todos em casa, os professores das turmas referidas pegaram na pesquisa sobre árvores autóctones iniciada no 2º e resolveram participar no projeto “A minha árvore Nativa”. Os alunos, aperceberam-se que, das espécies arborícolas pesquisadas a única presente na escola era o pinheiro manso daí terem escolhido esta espécie como “A minha Árvore nativa”. Pediu-se então que, em família, fosse feito um desenho que ilustrasse esta árvore as suas características e se pesquisasse o seu nome científico.
Os desenhos foram depois enviados aos professores, os quais fizeram a seleção dos melhores e mais criativos. Com esses desenhos os professores elaboraram o o cartaz para participação na atividade.
A Coordenadora do Eco-escolas
Teresa Miguel

Observações:
Inicialmente a escola não tinha intenção de se inscrever nesta atividade.No entanto, com a obrigatoriedade das escolas participarem em 3 atividades dinamizadas pela ABAe, esta pareceu-nos a que fazia mais sentido. Isto porque tínhamos iniciado um trabalho de pesquisa sobre árvores autóctones. Sabemos que esta atividade é para as escolas que já tinham participado na atividade "As árvores da minha escola" mas espero que, dada a situação que vivemos, se abra uma exceção.