Trabalhos 2019-20

A Minha Árvore Nativa

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

Ilustração da Espécie:

Nome científico da Espécie:
Quercus robur L.

Nome comum da Espécie:
Carvalho Alvarinho

Memória Descritiva:
O Carvalho Alvarinho é uma espécie autóctone, com uma copa alta e larga,de formato irregular.
Tem o Tronco alto e largo e a casca é clara e lisas nas árvores jovens, tornando-se mais gretada e castanho-escura com o passar dos anos.
As suas folhas são muito bonitas com recortes de cor verde na página superior e são pálidas na página inferior. Tornam-se castanho-alaranjadas no outono e têm entre 5 a 19cm de comprimento, com saliências desiguais.
As flores são masculinas são espigas pendentes que medem entre 5 a 13cm e têm cor verde amarelada e flores femininas são avermelhadas, em grupos de 2 ou 3 flores pequenas e arredondadas.
Já os frutos são bolotas castanhas-claras, ovais e com 1,5 a 4cm de comprimento.
Sabia que...
O seu Habitat são matas de clima temperado, sem seca estival prolongada. É frequentemente a árvore dominante. Prefere solos siliciosos e húmidos, embora resista à seca assim que está estabelecida. Espécie de luz principalmente em idade jovem. Necessita de uma precipitação média anual superior a 600mm e no período estival de mais de 200mm. Precisa também de humidade ambiental. Tem uma grande resistência ao frio e às geadas tardias.mas não gosta de exposição marítima. É uma fonte de alimento muito importante para as larvas de muitas espécies de borboletas, havendo mais de 250 insetos associados à árvore. As árvores mais velhas possuem uma casca espessa que as protege de fogos florestais.

Observações:
Este trabalho foi realizado pela aluna Beatriz Baltazar.