Trabalhos 2019-20
A Minha Árvore Nativa
Centro Escolar de Solum Sul (Coimbra)
Ilustração da Espécie:
Nome científico da Espécie:
castânea sativa mill
Nome comum da Espécie:
Castanheiro Família: fagace Características: • Caducidade – folha caduca • Altura – até 30m • Longevidade – até 1500 anos • Floração – maio e junho • Maturação dos frutos – outubro e novembro
Memória Descritiva:
A Minha Árvore Nativa
O Castanheiro, árvore nativa do meu país cujo nome científico é castanea sativa, é uma árvore de grande porte e abundante no interior norte e centro de Portugal.
Escolhi fazer o meu trabalho sobre esta árvore porque o meu avô me contou histórias de quando era pequenino e vivia no Minho (Ponte da Barca), onde havia muitos castanheiros junto à casa onde morava. Este fato deixou-me muito curioso sobre esta árvore.
Procedimentos: Com a ajuda da minha mãe e do meu pai, pesquisei na internet informação sobre esta árvore, e também vi muitas fotos de castanheiros. Depois, pedi ajuda à mãe para desenhar um castanheiro como os das fotos que encontrei.
Processo: Enquanto a mãe fez o desenho do castanheiro, da folha, da flor e do fruto com lápis de carvão, eu procurei os meus lápis de cor e escolhi os melhores tons de verde e castanho. Encontrei quatro tons de verdes diferentes e três tons de castanho. Primeiro, usei um lápis de cor preto para decalcar o desenho a carvão. De seguida, pintei o desenho com o castanho mais claro e preenchi os espaços deixados com os mais escuros. Depois, passei aos verdes e começando com o mais claro fui sobrepondo com os outros tons, até o meu desenho me parecer vivo e finalizado.
Intervenientes: Guilherme Jacinto, com a colaboração dos pais.
Escola: Solum Sul
Turma: 2º C