Trabalhos 2019-20

A Minha Árvore Nativa

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

Ilustração da Espécie:

Nome científico da Espécie:
Dracaena Draco

Nome comum da Espécie:
Dragoeiro

Memória Descritiva:
O Dragoeiro é uma das espécies nativas mais emblemáticas da Madeira. É uma árvore que pode viver por muitos anos e chegar a atingir os 18 a 20 metros de altura.
Na Madeira, os dragoeiros, encontram-se extintos em estado selvagem, os que se encontram pela ilha foram todos plantados pelo homem ou provém de sementes destes.
A dita extinção em estado selvagem deveu-se, em grande parte, ao facto dos primeiros povoadores terem dizimado os dragoeiros para extrair a sua seiva, a qual, era muito apreciada pelas suas propriedades medicinais e porque, em contacto com o ar, solidifica e adquire a cor do sangue e por esse motivo era utilizada como corante para tingir tecidos e ingrediente no fabrico de verniz para violinos.
Felizmente o dragoeiro é uma espécie bastante abundante pelos diversos jardins e zonas naturais da Madeira e o seu número tem vindo a aumentar.
O Dragoeiro é uma espécie bastante resistente e muito apreciada por todos.
Este desenho foi elaborado por uma aluna do ensino secundário, que aceitou o desafio "A minha árvore nativa" lançado aquando deste tempo de ensino à distância.
Como se observa pelo desenho, o mesmo foi elaborado recorrendo exclusivamente ao lápis de carvão. O desenho contempla um dragoeiro com muitos anos, dada a sua elevada ramificação. Também é possível observar em detalhe as suas folhas bastante estreitas e alongadas, a flor e o fruto.