Trabalhos 2019-20
A Minha Árvore Nativa
Escola EB Sebastião da Gama (Escola Sede do Agrupamento) (Estremoz)
Ilustração da Espécie:
Nome científico da Espécie:
Arbutus Unedo L.
Nome comum da Espécie:
Medronheiro
Memória Descritiva:
O medronheiro (Arbutus unedo) é uma árvore frutífera e ornamental da família Ericaceae, também conhecida como meródios, ervedeiro, êrvedo ou êrvodo. É uma planta nativa da região mediterrânica e Europa Ocidental. A minha família por tradição tem muita estima por estas árvores. Comemos o fruto - medronho, e também os meus pais, avós e familiares gostam muito de licor caseiro de medronho. Eu sempre achei uma graciosidade ao medronho. Para comer, não é o meu fruto preferido, mas gosto muito do seu formato e cor, passando pelos tons amarelados aos laranjas, como fiz no meu desenho.
Por esta razão, decidi escolher esta árvore nativa para o meu trabalho e fui fazer as minhas pesquisas. A caducidade do medronheiro é de folha persistente. Pode atingir uma altura de até 10m, mas normalmente vai até os 50m. Tem uma grande longevidade e pode sobreviver até os 200 anos. A sua floração vai de outubro a fevereiro e os frutos nascem no outono do mês seguinte. Gosto muito de desenhar e de tudo que diz respeito a artes (herdei esta faceta do meu avô materno) e resolvi fazer um cartaz com a imagem do medronheiro e dos medronhos. Pintei com lápis de cor, porque gosto muito de pintar desenhos desta forma. Para torná-lo mais original fiz uma pequena descrição desta espécie, no cartaz.
Também tenho que referir que não se encontram muitos medronheiros na zona onde vivo, Estremoz. Gostava que houvesse mais. Como não há muitos, quando me apetecer olho para o meu desenho!
Trabalho de: Leonor Ferreira e Silva - nº11 - 6ºano da turma C - Escola Básica Sebastião da Gama de Estremoz.
Observações:
Se tivesse tempo, gostava de ter feito mais desenhos, para dar a conhecer mais árvores nativas da minha região.