Trabalhos 2019-20

A Minha Árvore Nativa

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Ilustração da Espécie:

Nome científico da Espécie:
Quercus ilex

Nome comum da Espécie:
Fagaceae

Memória Descritiva:
Das plantas nativas que pesquisei escolhi a azinheira porque ajudei a plantar uma azinheira na minha escola. Eu gostei muito desta atividade. Quando estava na escola quase todos os dias ia ver se ela tinha crescido.
Esta árvore tem estatuto de proteção pelo Decreto Lei nº 169 201 de 25 de Maio.Podemos
encontrar uma azinheira na nossa escola (EB 2, 3 Dr António Chora Barroso)

Observações:
A azinheira é uma grande árvore de folha persistente que pode alcançar 12 m de altura, com uma copa ampla, densa e arredondada que pode atingir 25 m de diâmetro. As folhas são alternas, simples, elípticas, espessas, coriáceas, com margem lisa ou espinhosa, cobertas por um feltro acinzentado na página inferior.A floração ocorre entre março e abril.As flores masculinas são amarelas e formam amentilhos as flores femininas verde acinzentadas e peludas dão lugar a pequenas bolotas no verão
O fruto, bolota, tem uma cúpula em forma de dedal coberta por pequenas escamas quase planas
A azinheira é uma das árvores usadas em montado Montado é um sistema agro silvo pastoril muito comum no Alentejo, sendo um ecossistema de origem humana que reúne pastorícia, agricultura e floresta:
Também encontramos uma das azinheiras mais importantes no Santuário de Fátima, dizem que encontraram a Nossa Senhora de Fátima junto à azinheira!