Trabalhos 2018-19
Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal
Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)
Objetivos associados à criação do viveiro:
Conhecer e Contribuir para a preservação da floresta autóctone; Reflorestar áreas ardidas e Repor a floresta autóctone no concelho de V. N. de Famalicão
Como foi criado:
Em 2016, O Gabinete de educação Ambiental, da Câmara Municipal, propôs ao Centro Social uma parceria para o projeto "2500 árvores até 2025". A parceria foi estabelecida e a primeira condição era criar um Berçário de plantas autóctones. O Gabinete Sensibilização Ambiental, da Câmara Municipal, fornece sementes de árvores e arbustos autóctones,assim como a turfa e tabuleiros de sementeiras. Também se semeia carvalhos alvarinhos e sobreiros da quinta pedagógica do Centro Social de Bairro, que os alunos recolhem em outubro.As plantas são cuidadas no Centro Social e depois são utilizadas na reflorestação do Concelho e na criação de uma Floresta, num terreno que a autarquia irá adquirir.
Foi, então, criado um canto no recreio do ATL, onde foram colocadas os pacotes de leite e tabuleiros das sementeiras, para que os alunos pudessem cuidar e acompanhar o crescimento das árvores e arbustos – Nascendo assim o Berçário/viveiro.
O aspeto do Berçário era feio e triste e os alunos decidiram pintar o Mural onde estava implantado o berçário e fazer uma mini cerca, para delimitar o espaço e proteger o Berçário das brincadeiras dos alunos.
A Brigada da Floresta apresentou no inicio do Ano, o seu projeto de renovação do Berçário aos colegas que apoiaram com muito entusiasmo e todos colaboraram na pintura do Mural. A cerca foi feita pelos alunos do curso de fprmação “Jardins e espaços verdes”, a funcionar no Centro Social.O Berçário/viveiro é de facto um espaço agradável e bonito,que embeleza o recreio, aumentando a biodiversidade e acresce a responsabilidade dos alunos na sua manutenção e respeito pelas plantas
Como é cuidado e monitorizado:
A Brigada da floresta tem a responsabilidade de cuidar, transplantar e reflorestar, organizar ações informativas sobre temas relacionados com a Floresta, bem como sensibilizar os colegas para colaborar nos trabalhos.
Como o Berçário está implementado no Recreio do ATL, todos os alunos, diariamente, verificam o berçário e sempre que há necessidade de algum trabalho, ou anomalia comunicam à Brigada que de imediato se organizam para a solução do problema. Por norma a rega efetua-se sempre que necessário, e à sexta feira é dia de efetuar as outras tarefas necessárias ao crecimento saudável das plantas - tirar ervas, retirar folhas das árvores, transplantar para garrafões de plástico (reutilizados como vasos).
Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Nas sementeiras todos os utentes do Centro Social são envolvidos: pré escolar, ATL, deficientes, séniores e jovens do curso de formação "jardins e espaços verdes". Na Monitorização e cuidado, só os alunos do ATL/1º ciclo é que estão envolvidos e participam nos trabalhos com muito empenho e motivação.
Quantos alunos estão envolvidos?
Estão envolvidos 82 alunos.Foi necessário criar grupos de trabalho, pois todos querem cuidar do berçário.
O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Como no No bosque da quinta pedagógica existem muitos carvalhos alvarinho e sobreiros, no Outono os alunos tem por hábito apanhar as bolotas para os porcos e semear as “bolotas saudáveis” em pacotes de leite. O sucesso da germinação é sempre muito grande, o que nos levou, há já alguns anos a contactar o Gabinete Tecnico Florestal, da Câmara Municipal para colaborar connosco no escoamento das plantas e concomitantemente na reflorestação do Concelho. Todos os anos se realiza uma reflorestação em áreas ardidas com a colaboração da Proteção civil e sapadores florestais de V.N. de Famalicão, bem como ações de sensibilização sobre a prevenção de Incêndios, técnicas de combate de incêndios,técnicas de reflorestação para minimizar os efeitosdos fogos, etc.Existe uma relação estreita e regular de trabalho entre o Centro Social e Proteção Civil/ Gabinete técnico florestal da Câmara Municipal, há mais de 10 anos.
Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A divulgaç~ao é feita através da comunicação social da região/local, facebook da Câmara Municipal, facebbok do ATL do Centro Social de Bairro, Boletim de educação da Câmara Municiapl e jornais de parede do Centro Social
Fotografias: