Trabalhos 2018-19

Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal

Escola EB de Quintão (Vila Nova de Famalicão)

Objetivos associados à criação do viveiro:
O Viveiro Florestal foi criado a 23 de novembro de 2018, no âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone e está inserido no programa municipal de reflorestação “25000 árvores até 2025”.
Tem como objetivo principal sensibilizar os alunos para a importância da floresta autóctone, conhecendo as árvores da nossa região e o que cada uma delas dá em retorno.
Outro dos objetivos é proceder à reflorestação de uma zona florestal da freguesia de Arnoso Santa Eulália criando assim uma pequena floresta autóctone, e sensibilizar a comunidade para a importância de preservar a floresta e controlar o crescimento de eucaliptos e pinheiros.

Como foi criado:
O viveiro vem dar seguimento ao berçário de árvores autóctones, criado a 23 de novembro de 2017.
As espécies semeadas no ano anterior em tabuleiros, após a germinação foram transplantadas para vasos, onde permanecerão até terem tamanho adequado a serem plantadas definitivamente num espaço florestal.
A 21 de março de 2019, para assinalar o dia da Árvore foram semeadas novas espécies de árvores autóctones.

Como é cuidado e monitorizado:
A nossa escola é uma escola pequena e com espaço limitado, o viveiro está situado junto de um anexo e é cuidado por todos os alunos, docentes e funcionárias. Foi criada uma folha de registo com o objetivo de saber quantas árvores foram transplantadas com sucesso e se houve perdas ao longo do ano letivo. Foi igualmente criado um registo para o berçário para que seja possível saber quantas sementes germinaram com sucesso e de que espécie são.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Foram destacados 6 alunos que têm como função regar os vasos e tabuleiros duas vezes por semana ou sempre que seja necessário.

Quantos alunos estão envolvidos?
Todos os 43 alunos participaram na atividade, ajudando a transplantar eou semear uma árvore. Cabe aos alunos, sob orientação da docente, cuidar do espaço.

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Sim, este projeto integra-se no currículo da seguinte forma:
1º ano
Conteúdo:
Á Descoberta do ambiente
Objetivos/ Descritores de Desempenho:
Manifestar atitudes positivas, conducentes à preservação do ambiente próximo, sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visam os três “R”.
2.º ano
• Conteúdo: Os seres vivos do seu ambiente
Objetivos/ Descritores de Desempenho: Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo
3.º ano
Conteúdo: Comparar e classificar plantas segundo alguns critérios: cor, forma…;Realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas; Identificar alguns fatores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais (água, ar, luz, temperatura, solo) – realizar experiências.
Objetivos/ Descritores de Desempenho: Os seres vivos do ambiente próximo ; A reprodução das plantas
4.º ano
Conteúdo: Desequilíbrios ambientais originados pelos homens
Objetivos/ Descritores de Desempenho:
Reconhecer a importância das florestas;
Reconhecer a realidade da extinção de recursos, de espécies animais e vegetais;
Reconhecer a importância das reservas e parques naturais;
Observar a degradação do meio próximo;
Enumerar e participar em soluções e promoções do ambiente;

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A atividade foi divulgada na página de Facebook da escola e junto dos pais.

Fotografias: