Trabalhos 2018-19

Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

Objetivos associados à criação do viveiro:
- Desenvolvimento do conceito de espécie autóctone
- Valorização do papel das espécies autóctones nos ecossistemas
- Identificar espécies autóctones
- Desenvolvimento de competências associadas à construção de viveiros domésticos

Como foi criado:
Este projeto teve início apenas no final de março..
Em articulação com o Projeto das 25000 árvores, promovido pelo município.
Os serviços do município forneceram tabuleiros, terra e sementes de espécies autóctones - nozes, castanhas, sementes de amieiro e pilriteiro.
Foi selecionado um canteiros da escola, onde se efetuou a sementeira. O Canteiro foi escolhido pelas características que evidenciava: exposição solar durante a manhã e sombra durante a tarde; perto de uma fonte de água, para facilitar a rega.

Como é cuidado e monitorizado:
O local escolhido faz com que a temperatura dos tabuleiros, durante o dia, evite a evaporação excessiva de água. Por outro lado, os tabuleiros apresentam um furo que evita a retenção excessiva de água.
Duas vezes por semana os tabuleiros do berçário são regados. Este trabalho é efetuado escalonadamente pelas diversas turmas envolvidas.

Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Os alunos realizaram a sementeira - cada aluno teve oportunidade de semear um exemplar, manipulando a terra no tabuleiro, transferindo a semente e regando.
Também foi distribuída a tarefa de regar, uma vez por semana, em pequenos grupos, durante a aula de Ciências Naturais.

Quantos alunos estão envolvidos?
Todos os alunos do 8º ano - cerca de 175 alunos

O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Foi realizado em articulação com os conteúdos do 8º ano da disciplina de Ciências Naturais.
Foi aplicado um Pré-teste e um Pós-teste para aferirmos a evolução do conceito de espécie autóctone, a sua importância nos ecossistemas e exemplos.

Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
A divulgação foi feita pela apresentação de cartazes no Painel Eco-escolas, por intermédio de fotografias.

Fotografias: