Trabalhos 2018-19
Handsprint pela Floresta: Viveiro Florestal
Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)
Objetivos associados à criação do viveiro:
A ideia de criação de viveiros florestais surgiu na sequência de uma saída com o grupo de crianças pela cidade de Torres Novas. No percurso que realizamos passamos por um caminho “rural” onde encontramos no chão bolotas, estas despertaram nas crianças alguma curiosidade, então recolhemos algumas para trazer para o infantário.
Em contexto de diálogo de grupo, dialogamos sobre o que eram as bolotas, as árvores das quais elas são originárias e como são constituídas (cúpula-parte superior, a qual as crianças chamaram de chapéu da bolota).
Então decidimos fazer a germinação das nossas bolotas para à posteriori as replantarmos num novo local para aí crescerem. Adjacente a esta atividade estão objetivos cruciais como: sensibilizar as crianças e famílias para a importância das árvores autóctones como elementos naturais e que devem ser cuidados.
Como foi criado:
Para criarmos estes viveiros, primeiro tivemos que averiguar quais as bolotas que estavam “saudáveis” para colocar na terra, então colocamos num recipiente com água e observamos as que flutuavam e as que iam ao fundo e a partir daqui fizemos a sua seleção.
A partir de garrafas de água que reutilizamos, elaboramos uns vasos, onde colocamos as bolotas na horizontal sem a cúpula e cobrimos com terra.
Como é cuidado e monitorizado:
O viveiro de bolotas encontra-se no exterior da sala das crianças e todos os dias duas crianças, rotativamente, assumem a responsabilidade, de juntamente com a educadora de sala, observar a sua evolução e regar.
Qual o envolvimento dos alunos no projeto:
Para que todo este projeto tivesse o envolvimento de todo o grupo (heterogéneo), realizamos um trabalho individual alusivo ao crescimento de uma semente, e com o grupo de 5 anos que elaborou-se a história “Jaime e as Bolotas” a qual foi contada pelos mesmos ás restantes crianças da sala.
Para além desta atividade cada criança etiquetou o seu vaso através da pintura de uma imagem de uma bolota.
Quantos alunos estão envolvidos?
Estão envolvidos neste projeto vinte e cinco crianças com idades correspondidas entre os três e os seis anos da sala três.
O projeto integra-se no curriculo? De que forma?
Sim, uma vez que o projeto pedagógico da sala está direcionado para o conhecimento/exploração de profissões/instituições da nossa cidade de Torres Novas.
Assim, com o grupo de crianças fomos conhecer o quartel dos bombeiros voluntários, assim como a profissão de bombeiro, e a sua importância na defesa das nossas florestas.
Como é feita a divulgação na escola/comunidade?
Toda a dinamização deste projeto foi dada a conhecer aos pais e comunidade através de registos escritos e fotográfico feitos pelas crianças e divulgada no jornalinho digital da nossa escola.
Fotografias: