Trabalhos 2018-19
Árvores da minha Escola
Escola EB 2,3 Cego do Maio (Póvoa de Varzim)
Planta distribuição das árvores:
Fichas das espécies:
Documento com todas as fichas da escola:
Memória descritiva:
No final do ano letivo 2017/2018, deslocou-se ao nosso Agrupamento o Engenheiro Pedro Martins, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim - Espaços Verdes - que procedeu à inventariação das espécies arbóreas da escola E.B. 2,3 Cego do Maio. Durante este processo, foi efetuado um esboço com a localização das mesmas. Finde o ano, não foi possível finalizar o desafio.
Este ano letivo, e como Coordenadora do Eco-Clube/Programa Eco-Escolas, foi efetuada a inscrição no desafio “As árvores da minha escola”. Com a ajuda dos 13 alunos inscritos neste Clube, procedemos à localização de cada árvore/arbusto com ajuda do esboço deixado pelo Engenheiro. Depois de confirmada a informação, o esboço foi passado “a limpo” em documento Word bem como as espécies identificadas. Naquele momento não foi efetuado o registo fotográfico por não saber que tal seria solicitado.
Seguidamente, os alunos procederam à pesquisa da informação pedida: nome comum associado ao nome científico; origem; distribuição geográfica e curiosidades. Uma tarefa de grande interesse, uma vez que a maioria dos alunos não sabia distinguir espécie nativa de espécie exótica. Além do mais, descobrir curiosidades foi empolgante!
Não foi possível apurar a data de plantio das espécies.
Em finais de janeiro e início de fevereiro foi então efetuado o registo fotográfico por parte dos discentes (silhueta da árvore e folha/detalhe), informando a ABAE (Dra. Vanessa e Dra. Renata) de que algumas das nossas árvores eram de folha caduca, pelo que o registo seria com base nas amostras reais e não em fotografias retiradas da internet. O facto de algumas árvores não terem folhas acabou por focar a atenção dos alunos noutros detalhes como tronco, ramos, botões. Além dos mais, a presença de líquenes nas variadas espécies serviu para informar os discentes do grau de poluição da zona escolar. Juntar o útil ao agradável!
Para finalizar o trabalho, compilou-se a informação no ficheiro em PowerPoint.
Esperar até 21 de março para obter silhuetas com alguma folhagem implicaria obrigatoriamente não estar nas primeiras sem escolas a submeter o inventário.