Trabalhos 2017-18
Recolha de Sementes
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Memória descritiva:
No dia 21 de março, integrado no programa de comemoração do «Dia Mundial da Floresta», alunos e professores do Jardim de Infância e Escola Básica nº1 de Arganil promoveram a atividade de recolha de sementes e plantação.
As sementes foram trazidas quer pelos alunos quer pelos professores e incluíam sementes de pinheiro bravo, pinheiro manso, castanheiro, carvalho, nogueira, loureiro e outras.
Cada turma preparou as embalagens do leite escolar onde iriam colocar a terra e a semente, assim como o recipiente onde, de seguida iriam colocar a sementeira.
De manhã, em cada turma, foram analisadas as sementes, recordado o processo de reprodução e excluídas as que se encontravam já secas ou estragadas. Utilizaram, também, o método da flutuação das sementes em água, constatando que aquelas que flutuavam estavam impróprias para serem semeadas.
Preparadas as sementes, chegou a hora da plantação.
Prepararam-se mesas no recinto da escola, uma por turma onde foi colocada a terra e os recipientes. Em seguida, cada aluno retirou um dos pacotes de leite, encheu-o de terra e enterrou a semente. Antes de colocar na caixa da turma, ainda tiveram que ir procurar uma etiqueta que colocaram junto da semente de modo a identifica-las.
Agora, é só deixá-las crescer, fazer a sua mudança no mês de maio para um pacote maior e procurar o local onde as vamos plantar.
Numa área de devastada e totalmente queimada pelos incêndios de 15 e 16 de outubro, a floresta e o ambiente agradecem as nossas sementes e as nossas plantas.
Registo fotográfico: