Trabalhos 2017-18
Passeios Pedestres/Trilhos/Geocatching num Espaço Natural/Floresta/Bosque perto da Escola
Escola EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado (Ponta Delgada)
Memória descritiva:
A atividade denominada Passos Ecológicos, integrada no Plano Anual de Atividades e projeto Eco-Escolas (subprograma Brigada da Floresta – passeios pedestres), assenta na denominação de uma campanha de sensibilização, encorajando ações e sensibilizando toda a comunidade para a problemática que é a agravação das nossas próprias atitudes, enquanto seres que contribuem para a Sustentabilidade da Terra.
Nesse sentido, além da ideia motriz associada à própria atividade, surgem outras, de igual forma potenciadoras do desenvolvimento de atitudes de práxis reflexiva e responsável perante os problemas dos contextos social e ambiental, da escala local à global, como premissas para o Desenvolvimento Sustentável. É de referenciar: conhecer as diversas vantagens para o ambiente, para a saúde e da necessidade de prática de atividades física (estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano).
Sendo assim, a divulgação da atividade, julga-se um aspeto a ter em consideração, promovendo momentos de informação à comunidade educativa, no sentido de enriquecer/valorizar ambientalmente a escola e o meio envolvente. Por isso, neste ano, a Junta de Freguesia da Fajã de Baixo associar-se-á, uma vez mais, à iniciativa, bem como o Centro de Bem Estar Social e Paroquial de Fajã de Baixo “A Estufinha” (quarenta e três crianças, na faixa etária dos três aos seis anos e oito adulto)!
Deste modo, iniciamos a atividade, evocativa do Dia Mundial do Ambiente, com um registo de foto aérea dos alunos a formar a palavra Eco-Escolas, seguindo-se a caminhada até ao Parque Urbano de Ponta Delgada (1,8 quilómetros, aproximadamente), sentido sul/ oeste. No local, fora oferecido um lanche, tendo as crianças desfrutado do local com brincadeiras e jogos. O regresso à escola fez-se por outro percurso, sentido norte/ este (2,3 quilómetros, aproximadamente).
Como mote avaliativo, refira-se que a atividade decorreu da melhor forma, com empenho de todo o pessoal docente/ não docente da escola, bem como de outros parceiros (junta de freguesia). De valorizar a integração da Centro de Bem Estar Social e Paroquial “A Estufinha” . No percurso efetuado, verificou-se a abordagem de alguns membros da comunidade, interagindo com os alunos (é sempre um momento formativo). Houve, ainda, a integração na caminhada, do senhor presidente de junta, bem como de alguns encarregados de educação. Em suma, os objetivos inerentes à iniciativa foram cumpridos. Mas como se tratam de metas a longo prazo, há um longo trabalho a desenvolver.
Registo fotográfico: