Trabalhos 2017-18
Participação na Rota pela Floresta
Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (BRAGA)
Memória descritiva:
Objetivo: Identificação de problemas ao nível da mobilidade sustentável, gestão (recolha) dos resíduos urbanos e de aplicação da nova legislação sobre limpeza e proteção da floresta, num itenerário definido pela Câmara Municipal de Braga.
Descrição: Durante a manhã do dia 26 de abril, os alunos do 5º5 da nossa escola receberam os 20 alunos da EB 2,3 de Celeirós que nos passaram os testemunhos (pá e pergaminho). A receção foi muito animada com poesia, lanche e troca de presentes entre os dois grupos de alunos. O presente que oferecemos foi um vaso elaborado a partir de materiais reutilizáveis (sacos de papel). Na tarde do mesmo dia, os alunos do 5º5 foram levar os testemunhos recebidos à Escola Profissional de Braga. Foram vários os problemas detetados e registados no pergaminho, tais como:
• não existe uma papeleira à saída da nossa escola para a colocação das beatas e outos detritos;
• Ao longo da rua, em frente à TUB, não existem papeleiras;
• na rua Cidade do Porto, ao longo de todo o passeio, também faltam papeleiras;
• o bebedouro ao lado do parque infantil, na Ponte Pedrinha, não funciona;
• faltam placas de sensibilização para a não colocação de resíduos, ao longo da ciclovia, na margem do rio Este;
• faltam placas de sensibilização para a recolha de dejetos dos animais nos jardins, ao longo da ciclovia, na margem do rio Este;
• os terrenos em frente à creche existente junto à ciclovia apresentam muitos resíduos;
• os terrenos contíguos ao Parque de exposição de Braga apresentam muito mato e árvores de grande porte à face da estrada não obedecendo à legislação em vigor.
A Câmara Municipal de Braga criou todas as condições de segurança durante o trajeto. Os alunos reconheceram a importância destas ações para a prática de uma Cidadania Ativa e Responsável. Estiveram também envolvidos professores das 3 escolas referidas, técnicos da Câmara Municipal de Braga e agentes de segurança tornando esta atividade num ótimo exemplo da necessidade de parcerias entre as várias entidades.
Registo fotográfico: