Trabalhos 2017-18

Outras Atividades envolvendo a Brigada na Floresta

Escola Básica e Secundária de Arga e Lima (VIANA DO CASTELO)

Título:
Árvore dos compromissos

Memória descritiva:
O desafio lançado pela BE no âmbito do Projeto Eco Escolas para a EB1/JI de Deocriste foi a elaboração de compromissos relativamente ao Ambiente, expostos numa árvore física no espaço exterior do nosso estabelecimento de ensino.
Pareceu - nos fundamental participar, não só pela excelente temática, sempre atual e pertinente mas também porque nos sentimos todos responsáveis e solidários com o meio Ambiente.
O primeiro passo foi em assembleia escolar explicar o pretendido, recolher ideias e fazer pesquisas.
Uma chuva de ideias que dava início ao nosso projeto, a Educação Ambiental é uma das componentes da formação de todo o cidadão e cabe-nos a nós Educadores, o despertar e o desenvolver o respeito pelo Ambiente intimamente relacionado com a educação para a saúde, bem-estar, qualidade de vida. É deste modo que apostamos nela em todo o percurso da nossa vida apelando aos pais e a toda a comunidade em geral, através das nossas crianças, uma crescente mudança de atitudes alertando para o conceito de cidadania e para a melhoria da qualidade de vida.
Este projeto surge como uma forma de reeducar os hábitos, traduzidos nos pequenos gestos de todos e, cada um de nós, de modo a que rapidamente nos tornemos amigos e protetores da Natureza.
Com o desenrolar do Projeto proporcionar-se-á às crianças espaços de reflexão e diálogo de forma que cada observação, cada atividade seja planeada, executada e avaliada, capacidade de formular hipóteses, procurar respostas, arranjar e adaptar soluções.
A EB1/JI de Deocriste partindo de alguns objetivos deste projeto tão são fundamentais tais como: Contribuir para que os intervenientes tenham atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes. Contribuir para que os intervenientes desenvolvam competências de prever e avaliar o impacto das suas decisões. Organizar e desenvolver atividades cooperativas, orientadas para que os intervenientes tomem consciência de si, dos outros e da responsabilidade que todos temos perante a Natureza. Organizar atividades que impliquem a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação, colocando-as ao serviço do ambiente. Criar nas escolas espaços e tempos para que os alunos/ crianças intervenham responsavelmente. Contribuir para promover a adoção de comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos. Contribuir para que os intervenientes nas atividades manifestem consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável.
O segundo passo foi reunir as ideias das crianças/ alunos, o que já sabiam sobre a temática, o que pesquisaram, o que sabem de novo e sobretudo que compromissos estavam dispostos a assumir…
O terceiro passo foi pensar em materiais, cores, formas, e decidir como meter a mão na “massa” e iniciar a elaboração da nossa árvore dos compromissos.
Fases da elaboração:
Após várias pesquisas individuais, em grupo e em família, todas as crianças estavam dispostas e preparadas para assumir os seus compromissos.
Surgiram várias ideias de materiais, cores, formas a utilizar para passar para o exterior o aspeto que a nossa árvore iria ter. Uma ideia era unanime, mais ou tão importante como o material a escolher, eram as cores… a árvore tem que ter visibilidade, tem que chamar à atenção, para que nos leiam, para nos fazermos ouvir… utilizamos CDs velhos, cores vivas e muita imaginação.
A comunidade escolar da EB1/JI de Deocriste juntamente com as famílias abraçou esta ideia com empenho e vontade que nasceu a nossa árvore de compromissos.
Os nossos dias encheram-se de criatividade, ar livre e novas experimentações…
As crianças sempre empenhadas neste projeto iam decidindo também os acessórios a utilizar. E a brincar trabalhavam com cores, materiais, tamanhos, sentimentos e tantos outros conceitos…
Esta árvore está no espaço físico do Agrupamento de escolas Arga e Lima onde poderá ter mais visibilidade, onde certamente durará mais tempo e, assim, outros, à semelhança dos envolvidos nos compromissos poderão fazê-la crescer com novos compromissos, hoje e sempre!!! A árvore escolhida foi uma jovem Ginkgo biloba por ser uma árvore considerada um fóssil vivo, pois existia já no tempo dos dinossauros, há mais de 150 milhões de anos. É símbolo de paz e longevidade por ter sobrevivido às explosões atómicas no Japão. É uma espécie rara dentro das Ginko bilovas e também ela usufruirá dos compromissos assumidos. A sua longevidade simboliza a nossa vontade de que os compromissos assumidos na escola se prolonguem no tempo enquanto for necessário e não sejam esquecidos no futuro.
https://photos.app.goo.gl/TPW7SJwotr85kXdy1 - álbum de fotos

Registo fotográfico: