Trabalhos 2017-18
Outras Atividades envolvendo a Brigada na Floresta
Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (Monção)
Título:
Sementeira de Árvores Autóctones
Memória descritiva:
Escola Básica José Pinheiro Gonçalves
Projeto Eco-Escolas
No início do presente ano letivo, muitas regiões do nosso país foram assoladas por uma calamidade que causou danos humanos, materiais, florestais, entre outros. Os fogos atingiram quase todas as regiões do nosso país e infelizmente o nosso Concelho não foi exceção. Atendendo a este fator e aproveitando o tema do ano do Projeto Eco-Escolas que é “A Floresta”, a nossa escola através do seu coordenador do projeto Eco-Escolas o Professor António Jorge Lopes e do recém-formado Conselho Eco-Escolas com membros da direção do Agrupamento, da Autarquia, da Junta de Freguesia, dos pais, da associação de pais, dos alunos, dos professores e educadoras e assistentes operacionais, e com apoio de toda a restante comunidade educativa (pais, familiares e comunidade local), encetaram esforços conjuntos para dar um contributo, ainda que simbólico, à tão necessária reflorestação da área ardida no nosso concelho. Com uma população escolar a rondar os 320 alunos, quisemos que cada um deles pudesse sentir e ver na prática, o quão importante pode ser o seu contributo para reerguer a nossa floresta e a nossa comunidade.
Neste sentido, a colaboração de todos, associada à importante e expedita contribuição da Câmara Municipal, pela cara da Sra. Engenheira Célia Gonçalves, foi possível organizar, no dia 12 de dezembro, a primeira parte da Atividade a que chamamos “REFLORESTAÇÃO ORDENADA DA NOSSA FLORESTA”. Nesta primeira fase, em grupos de quatro turmas, todos os alunos da nossa escola ouviram uma apresentação sobre a Floresta Autóctone a que se seguiu a realização da sementeira individual de uma árvore Autóctone numa garrafa de plástico (reutilização - 3Rs) previamente preparada para o efeito. Posteriormente, cada turma levou a sua sementeira para a sala de aula, para que, em altura oportuna, os alunos procedam à rega e à observação do desenvolvimento das Plantas semeadas.
Esta atividade correu muito bem e sem sobressaltos e sentiu-se a colaboração e o empenho de toda a comunidade escolar. Da parte dos alunos, todos gostaram da atividade e ficaram mais conscientes da importância da nossa floresta e de como a devemos cuidar.
Aproveitamos também este dia para hastear a Bandeira Eco-Escolas numa cerimónia oficial com a presença de todas as turmas.
Registo fotográfico: