Trabalhos 2017-18
Outras Atividades envolvendo a Brigada na Floresta
Escola Básica e Secundária de Vila Nova da Cerveira (antiga EB 2,3/S) (Vila Nova de Cerveira)
Título:
Comunicar - Brigada da Floresta
Memória descritiva:
Dia Mundial da Bolota
No dia 10 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Bolota. Este dia tem como objetivo consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos e mostrar algumas possibilidades para a inclusão da bolota na alimentação do Homem.
A EB de S. Sebastião de Covas comemorou o Dia Mundial da Bolota através de uma cerimónia, muito bem apresentada pelos alunos, que suscitou o interesse de todos os presentes.
Participaram representantes do Município de Vila Nova de Cerveira, da direção do Agrupamento, da Junta de Freguesia de Covas, da Proteção Civil, alunos, professores, pais/encarregados de educação e comunidade. Contou com as intervenções: do Diretor do Agrupamento, professor Artur Teixeira; da Vereadora da Educação, Dr.ª Aurora Viães; Presidente da Junta de Freguesia de Covas, Dr. Rui Esteves e da Presidente da Assembleia de Freguesia, Dr.ª Regina Caldas.
Ao longo da manhã, os presentes foram convidados para uma degustação de pratos confecionados com bolotas pelos alunos, cujas receitas foram descritas anteriormente. As reações foram excelentes! Todos os presentes adoraram!
A 1ª Conferência Ibérica sobre a bolota
No dia 18 de novembro realizou-se, em Matosinhos, a 1ª Conferência Ibérica sobre a bolota e a EB de S. Sebastião de Covas esteve presente. A conferência contou com dez oradores que falaram sobre a importância da bolota na alimentação e a sua história e investigação científica relacionada.
Ficamos a conhecer a investigação sobre a importância da bolota na alimentação humana e degustamos uma diversidade de produtos feitos à base deste produto natural esquecido durante tantos anos.
Os oradores abordaram o uso tradicional e o potencial na indústria alimentar, de uma perspetiva histórica, científica, económica, sociocultural, com foco na sustentabilidade, na nutrição e na transformação.
Os alunos descobriram muitas coisas, aumentaram os seus conhecimentos sobre o poder da bolota e estiveram à conversa com a Dra. Felisbela Oliveira (Arqueóloga e oradora da conferência sobre enquadramento histórico), o Dr. César Lema Costa (Escritor do livro “O Axeitado” e orador da conferência sobre o processamento), o Chefe Pedro Mendes (Escritor do livro “O Renascer da Bolota e orador da conferência sobre o potencial gastronómico da bolota) …
Algumas curiosidades que os alunos descobriam:
-As bolotas tornam-se mais doces quando assadas na brasa
-Antigamente levedava-se o pão com cerveja porque não havia fermento e demorava um dia a levedar.
-Existem, aproximadamente, 600 espécies a nível mundial de Quercus.
-Um carvalho pode produzir entre 500kg e 1000kg de bolotas por ano.
-Quando se faz o pão tem de se misturar outra farinha à da bolota, porque a bolota não tem glúten, se não se fizer isso, é quase impossível comer o pão, tal como se faz ao pão do milho, pois este também não tem glúten.
-As azeitonas também têm taninos, por isso, quando caem das árvores são muito amargas e impossíveis de comer.
Um dia diferente e cheio de pesquisas.
Ao longo do ano letivo os alunos usufruíram de algumas ações se formação, das quais se destacam “O sabor das bolotas” e “Distinguir as bolotas e semear bolotas”
A ação “O sabor das bolotas” foi dinamizada pela Dra. Mariana Oliveira, Nutricionista do Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira e pela Enfermeira Susana Carneiro da Unidade dos Cuidados da Comunidade pertencente ao Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira.
Na ação de formação foram abordados os benefícios e malefícios da bolota para o Homem e o seu valor nutricional.
A ação “Distinguir as bolotas e semear bolotas” foi dinamizada pelo Coordenador da Proteção Civil de Vila Nova de Cerveira, Eng.º Miguel Alves.
Dia Mundial da Árvore
No Dia Mundial da Árvore, a EB de S. Sebastião de Covas participou na ação de sensibilização prática dinamizada pela Câmara Municipal, cujo objetivo foi explicar aos mais alunos a importância da preservação da floresta e da sua reflorestação.
Os alunos reflorestaram uma área ardida na Freguesia de Candemil e entrevistaram algumas entidades presentes (Presidente do Município de Vila Nova de Cerveira, Eng.º Fernando Nogueira; da Vereadora da Educação do Município de Vila Nova de Cerveira Dr.ª Aurora Viães; Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Prof. Artur Teixeira; do Coordenador da proteção Civil, Eng.º Miguel Alves).
Visita o Alandroal e a cidade de Évora
Nos dias 14 e 15 de maio, a EB de S. Sebastião de Covas realizou uma vista de dois dias ao Alandroal e a Évora no âmbito do projeto o “o poder da bolota”.
Acompanhados pela Vereadora da Educação de Vila Nova de Cerveira, Dr.ª Aurora Viães visitaram a pastelaria do Chef Rui Coelho que partilhou com eles a receita de pastel de nata de bolota. O Chef Rui utiliza a bolota em várias doces. Uma delícia, que todos provaram e adoraram!!!!
Uma experiência única e inesquecível!
“Quem diria que uma simples bolota nos levaria tão longe.”
Rúben, 9 anos, 4.º ano de escolaridade
Registo fotográfico: