Trabalhos 2017-18
Criação de Viveiros Florestais
Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)
Memória descritiva:
A criação de um viveiro florestal iniciou-se no Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro. Neste dia, os alunos das turmas do Curso Técnico de Recursos Florestais e Ambientais, promoveram uma atividade no átrio da escola. Nesta atividade foram dadas a conhecer as principais espécies existentes na floresta autóctone de Portugal, silhuetas das espécies e algumas das suas principais características e promoveram uma sementeira de sobreiro (Quercus suber), realizada por todas as turmas. Cada aluno fez a sua sementeira, sendo o tabuleiro levado para as salas de aula das respetivas turmas, tendo ficado responsáveis por cuidar das suas sementes, regando e colocando a uma adequada exposição solar.
Verificou-se que a grande maioria das sementes germinou, tendo crescido mais de 300 pequenos sobreiros.
As turmas do Curso Técnico de Recursos Florestais e Ambientais realizaram ainda algumas sementeiras de outras espécies de carvalhos.
Dando continuidade a esta atividade, no Dia Internacional das Florestas (21 de março) todos os alunos puderam verificar o sucesso dessa sementeira e transferir as jovens plantas para vasos maiores, ficando ao cuidado das turmas, para posterior plantação.
A plantação de alguns sobreiros será feita no espaço escolar, enquanto outros serão plantados em local a designar, associando-se deste modo à reflorestação do país.
Continuamos a associar-nos à reflorestação do país!!!
Registo fotográfico: