Trabalhos 2017-18
Árvores da minha Escola
Escola Básica de Aljustrel (Aljustrel)
Nome vulgar da espécie:
alfarrobeira
Origem:
A alfarrobeira (Ceratonia siliqua), também conhecida como Pão-de-João ou Pão-de-São-João, figueira-de-pitágoras e figueira-do-egipto, é uma árvore de folha perene, originária da região mediterrânica que atinge cerca de 10 a 20 m de altura, cujo fruto é a alfarroba. A sua semente encontra-se no interior da vagem.
Naturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos, razão porque se tem tornado crescente e importante alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Contém altos níveis de carboidratos e proteínas e baixo nível de gordura saturada.
Data em que foi plantada:
março de 2017
Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
As nossas alfarrobeiras estão situadas no espaço de acesso aos campos de jogos. Têm ninhos criados pelos pais dos alunos, com materiais reutilizados (garrafões, garrafas, madeira usada, cortiça...) e agora já lá vivem passarinhos. Gostamos muito de os observar.
Nome vulgar da espécie:
oliveira
Origem:
A oliveira, nome científico Olea europaea, é uma árvore da família das oleáceas. A oliveira produz azeitonas. Tem pouca altura e tronco retorcido. É uma árvore nativa da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irão no extremo sul do mar Cáspio. Dos seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite.
Data em que foi plantada:
Há dezenas de anos
Descreva uma curiosidade sobre a mesma:
As oliveiras da nossa Escola têm muitos anos. Já existiam quando a Escola foi construída. Temos uma oliveira nova, na Horta Pedagógica, mas como não foi limpa nem podada é considerada brava. Às oliveiras bravas dá-se o nome de zambujeiro.
Mapa / planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados: