Rota Postal da Floresta
Nativas vs. Exóticas
Objetivos
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Incentivar a investigação e aumentar o conhecimento sobre as temáticas relacionadas com a biodiversidade em geral e florestas em particular;
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Compreender a problemática das espécies nativas, exóticas e invasoras às escalas local/regional e nacional;
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Criar laços de trabalho colaborativo na rede Eco-Escolas.
Como funciona a Rota Postal da Floresta?
As escolas participantes são “geminadas” pela ABAE (máximo 4 escolas). Esta geminação terá como critérios a localização da escola (em diferentes regiões do país) e as idades (faixas etárias semelhantes).
Circulará um caderno a ser preenchido pelo grupo da escola que participa na atividade e que em princípio também integra a Brigada da Floresta.
O caderno chega à escola pelo correio ao cuidado do(a) professor(a) coordenador(a) e permanece na escola durante 1 semana (no máximo).
Depois de preenchido, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá colocar novamente o caderno no correio para o destino indicado, fazendo uso do envelope que recebeu.
A escola irá receber semanas mais tarde o mesmo caderno, contendo os contributos das outras escolas com quem se encontra geminada.
Cada escola terá a oportunidade de contribuir para o caderno pelo menos duas vezes, por forma a conhecer melhor o contributo das outras escolas da sua rota.
Recomenda-se ainda que os coordenadores de cada uma das escolas que se encontram associadas na mesma rota, comuniquem entre si (por email, ou outra forma que acordarem) podendo desta forma coordenar estratégias nomeadamente relativamente à forma de expressão e conteúdo das suas páginas.
O que vamos escrever no caderno em Rota?
O tema é “Nativas versus Exóticas”
O contributo de cada escola deverá fazer menção a uma espécie nativa (autóctone) e a outra exótica, explicando a importância ecológica de ambas na sua região. No caso da espécie exótica ser também invasora, mencionar como afeta o ecossistema. Podem ainda identificar, caso existam, árvores emblemáticas do concelho, explicando as suas particularidades e importância para a população.
A forma de participação/preenchimento do caderno é da responsabilidade da escola que deverá selecionar os textos e ilustrações adequadas.
Poderão optar por apresentar a informação “contando uma história” ou adotar um formato mais descritivo.
Podem ser usadas colagens de fotografias ou outros elementos que entendam.
Cada escola tem reservadas 10 páginas de cada vez que recebe o caderno.
Fases da Rota
1ª fase | mês de novembro de 2017
O caderno circula apenas entre duas escolas devendo a última enviá-lo de novo para a ABAE
2ª fase | janeiro a maio
O mesmo caderno da 1ª fase vai circular novamente pelas escolas que iniciaram a rota, podendo ou não cada rota vir a incluir mais 1 ou 2 escolas. Iniciam-se novas rotas de no máximo 4 escolas
Prémios
Serão distinguidos os cadernos com as melhores Rotas Postais da Floresta, contando como critérios de avaliação as participações individuais e o conjunto do trabalho coletivo.
Os prémios serão constituídos por kits UHU que incluem entre outros materiais, os produtos Renature.