Atualização: Devido à situação de emergência nacional que se vive atualmente, que levou ao encerramento das escolas e das aulas presenciais até ao final do ano letivo 2019-2020, esta atividade encontra-se fechada. Assim, já não é possível a inscrição na atividade, mas caso tenha realizado o trabalho pode submetê-lo.
As árvores da minha escola 2019-20
Com esta atividade pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta. As escolas podem participar nas seguintes atividades:
- Modalidade A – Inventário/BI das Árvores da escola (identificação de todas as espécies arbóreas dentro do recinto escolar); escolas que participam na atividade pela primeira vez.
- Modalidade B – Ilustração de 4 espécies arbóreas (ilustração de 4 espécies com o perfil da árvore e um detalhe da espécie: folha, fruto ou flor)
Modalidade A: Inventário/BI das Árvores da escola
Após o inventário das árvores (e arbustos) existentes na escola e colocação da informação na plataforma Eco-Escolas, as primeiras 100 escolas (até 21 de março) receberão placas de identificação Brigada da Floresta | Eco-Escolas, preferencialmente de espécies nativas, para serem afixadas junto das respetivas árvores. As escolas que realizaram esta atividade e ainda não inseriram a informação na plataforma Eco-Escolas, podem fazê-lo até 30 de maio. As placas são impressas em PLA numa impressora 3D na ABAE [ ver AQUI ]
Do inventário deverá constar:
- um mapa/ planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados e ainda outros equipamentos existentes na escola relevantes. Ex: campos de jogos, bebedouros, horta, etc
- O levantamento fotográfico de todas as árvores identificadas:
- 2 fotos: árvore (geral- silhueta) e folha/detalhe
- a identificação de cada árvore/ arbusto fotografado com:
- o nome vulgar e científico da espécie
- a data em que foi plantada (se for possível esta informação)
- a origem (nativa ou exótica)
- a distribuição (geográfica)
- uma curiosidade (utilidade…)
Apresentação do trabalho
1. Enviar o mapa/planta da escola com a distribuição das principais espécies inventariadas no espaço exterior da escola, em formato de imagem (.jpeg)
2. Enviar uma ficha por cada árvore, organizando a informação relativa a cada espécie no ficheiro .ppt que pode descarregar aqui.
Para a apresentação final do inventário, siga os seguintes passos:
a) criar um slide por cada espécie
b) montar em cada slide as 2 imagens (silhueta e folha) e as restantes informações solicitadas
c) após estar concluído o .ppt, gravar novamente utilizando a opção gravar como imagem para todos os slides (o programa cria uma pasta com uma imagem de cada slide)
d) carregar na plataforma para cada espécie, a imagem do slide.
3. transformar o anterior ficheiro .ppt em .pdf e carregar igualmente o .pdf na plataforma.
4. Breve memória descritiva: quem e como foi realizado o trabalho/ outras observações.
Nota 1: caso não existam árvores na escola, poderão realizar a inventariação de arbustos, ou apenas a planta.
Nota 2: o envio de placas identificativas para a escola, será relativo a 4 espécies arbóreas / escola e contemplará as primeiras 100 escolas a submeter o inventário.
Prémios:
Serão atribuídas 4 placas identificativas de espécies nativas a enviar às 100 primeiras escolas que completem a atividade até 30 de maio de 2020 (prémio de participação).
Modalidade B: Ilustração de Espécies Arbóreas
Esta atividade é dirigida a todas as escolas que já realizaram o Inventário das Árvores no ano anterior. Consiste na Ilustração de 4 espécies identificadas na escola, numa folha A4 onde deve estar representado o perfil da árvore (imagem com o tronco e copa da espécie) e um pormenor da mesma, que podem escolher entre: folha, fruto e flor.
Apresentação do trabalho
Colocar na plataforma Eco-Escolas, uma ilustração com cada espécie e respetivo pormenor, da árvore inventariada no espaço exterior da escola, em formato de imagem (.jpeg). Máximo 4 espécies que sejam preferencialmente, espécies nativas.
No trabalho deve também ser colocada a informação do nome científico e comum da espécie.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.
Prémios:
Atribuição de 4 placas identificativas de espécies nativas para os melhores trabalhos
Nota 1: Só podem participar nesta atividade, escolas que já realizaram o inventário/BI das Árvores da Escola