Brigada da Floresta 2019/20
As Brigadas da Floresta têm como objetivos principais, a implementação de ações exequíveis ao nível da escola, que visam a proteção, conservação, renovação e gestão sustentável dos ecossistemas em geral e da floresta em particular.
A sua ação inspira-se, em 3 vetores principais: conhecer, usufruir e agir que estão presentes nas 3 atividades que este ano propomos às Brigadas:
– A Minha Árvore Nativa (Nova Atividade Proposta) – ilustração de uma espécie nativa de Portugal numa folha A4 onde deve estar representado o perfil da árvore
– As árvores da minha escola – inventário e ilustração das árvores da escola, transformando o recreio em espaço de aprendizagem.
– Hand print pela Floresta – designação que pretende agregar um conjunto de ações positivas, como a criação de viveiros, entre outras.
Cada escola e cada Brigada deverá decidir e planear as atividades que mais se ajustam ao território onde se insere, e à faixa etária dos alunos. As atividades deverão ser debatidas e decididas no conselho Eco-Escolas pelas crianças e jovens, professores, e restantes elementos da comunidade escolar.
Datas:
Envio dos trabalhos:
-
A Minha Árvore Nativa: até 30 de Maio
-
As árvores da minha escola: até 30 de abril (atividade fechada)
-
Hand print pela Floresta: até 30 de abril (atividade fechada)
Regulamento específico
Para conhecer as características de cada atividade proposta consulte as páginas de cada uma das atividades:
Destinatários:
Eco-Escolas de qualquer grau de ensino.
Prémios:
Serão atribuídos prémios simbólicos e prémios de participação (materiais) a divulgar nas páginas específicas de cada desafio